• Home
  • Quem Somos
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Vagas
  • Contato

Chargeback: entenda o que é e proteja seu negócio

por Onnitech

Entenda o que é chargeback e como proteger o seu negócio desse problema

Chargeback é um termo pouco conhecido pelo consumidor, mas muito temido entre os varejistas.

Esse é, sem dúvidas, um tópico que gera dúvidas e que impacta diretamente nos custos e credibilidade de um e-commerce.

Continue lendo para entender o que é chargeback, como evitá-lo, o impacto dele no seu negócio e muito mais.

O que é chargeback?

A palavra chargeback tem origem inglesa e, em sua tradução literal, pode ser entendida como “reversão de pagamento”, “estorno”.

Trata-se do cancelamento de uma venda feita por cartão de crédito ou débito depois da contestação da cobrança feita pelo titular do cartão.

Esse pedido de estorno acontece quando o titular do cartão desconhece a operação ou até mesmo se a transação desobedece às normas previstas pelas administradoras do cartão.

Sempre que a irregularidade é confirmada, o valor integral é devolvido ao cliente.

O chargeback pode ser realizado em até 180 dias após a finalização da compra ou até a última parcela, no caso de compras em prestações.

Sem dúvidas, o chargeback proporciona mais segurança aos consumidores em casos de estelionato, por exemplo. Mas para o e-commerce, pode ser um problema, uma vez que é a loja quem arca com os custos do produto ou serviço já realizado.

Qual a diferença entre reembolso, estorno e chargeback?

Embora sejam parecidos, reembolso, estorno e chargeback não são a mesma coisa e não funcionam da mesma maneira para as empresas. Confira as diferenças:

●     Reembolso

Quando o cliente fica insatisfeito com uma compra realizada, ele entra em contato com a empresa, que realiza o reembolso. Isso acontece quando o produto não atende às necessidades do cliente ou apresenta avarias.

O consumidor tem 7 dias após a entrega da mercadoria para se arrepender e, normalmente, essa transação acontece de forma totalmente amigável.

●     Estorno

O estorno envolve a operadora do cartão. Ela é a responsável por entrar em contato com o estabelecimento para que ele cancele a transação. O próprio e-commerce é responsável por fazer a devolução do dinheiro ao cliente.

Essa operação pode acontecer por diversas razões, como a devolução do produto ou desistência da compra.

●     Chargeback

É um dos meios de reembolso mais preocupantes para o lojista, pois além da responsabilidade de arcar com a devolução do dinheiro, há uma quebra de confiabilidade entre empresa e consumidor, que pode ter sido alvo de fraude.

O cliente, que muitas vezes não realizou a transação – devido ao roubo de dados ou clonagem do cartão -, entra em contato diretamente com a administradora do cartão e solicita o cancelamento da operação, que fica responsável por devolver o dinheiro ao consumidor.

Muitas vezes, o estabelecimento demora meses para saber da transação e do prejuízo sofrido.

Em que situação pode ocorrer um chargeback?

O chargeback é uma situação frequente em um e-commerce. Confira algumas das principais razões para que ele aconteça:

●     Autofraude

Acontece quando o próprio cliente frauda o pedido. O titular do cartão pede o cancelamento do pedido, dizendo não reconhecer a transação, mesmo tendo feito a compra.

Como não há mecanismos que garantem a idoneidade do consumidor, essa é uma situação comum, que leva o dono do empreendimento a arcar com o prejuízo.

●     Fraude

Ocorre quando o cartão é clonado ou quando o usuário tem dados furtados. Ele tem o direito a solicitar o reembolso em todas as compras feitas sem sua permissão e, mesmo que a loja já tenha enviado a mercadoria, ficará sem o objeto e sem o dinheiro da venda.

●     Erro no valor

Se um produto tem um determinado valor, mas o cliente paga outro valor, ele tem o direito de contestar. Isso pode acontecer por erro humano e por problemas técnicos do empreendimento. Nesse caso, quando o consumidor pede o chargeback, ele recebe a diferença do valor em sua fatura.

●     Falhas operacionais da Instituição financeira

Esse é o único caso em que a loja não tem nenhum prejuízo. É muito raro de acontecer, mas é importante saber dessa possibilidade. Nessa situação, o erro é da própria instituição financeira, que pode realizar o lançamento com um valor diferente do divulgado ou mesmo realizar um lançamento duplo, e é ela a responsável por ressarcir o usuário.

Consequências do chargeback para o negócio

Como já mencionado, o chargeback é de inteira responsabilidade da empresa. Então, quando ele acontece de maneira frequente, o financeiro do negócio é muito afetado, devido aos prejuízos recorrentes.

Se a loja não está atenta e passa por diversas solicitações de chargeback seguidos, ela pode até ser fechada devido aos prejuízos, além de prejudicar a sua imagem permanentemente devido à confiabilidade.

Como evitar o chargeback

Apesar de o consumidor ter direito ao chargeback, existem algumas ações que o gestor do negócio deve tomar para evitá-lo.

A primeira delas é acompanhar de perto todos os pedidos. Para isso, é preciso ter processos muito bem definidos e organizados.

Outro ponto importante é observar o comportamento do cliente. Se um mesmo usuário realizar diversas compras em um curto período de tempo e fora do padrão de consumo, há grandes riscos de ter cancelamento.

Nessa situação, a empresa deve entrar em contato com o usuário para saber se foi ele mesmo quem realizou as transações.

Um cuidado importante é ter um serviço de análise de risco. Há, inclusive, diversas ferramentas que podem ajudar os lojistas com esse cuidado.

Um exemplo de tecnologia que ajuda a evitar fraudes é o reconhecimento facial, pois o usuário comprova a sua identidade, diminuindo a possibilidade de chargeback.

A Onnitech oferece uma plataforma completa com tecnologias personalizáveis para o mercado financeiro, facilitando todo o processo de meios de pagamento e chargeback. São mais de 13 anos atendendo os mais diversificados clientes do ecossistema financeiro.

Entre em contato com nossa equipe e entenda como podemos ajudar o seu negócio a crescer ainda mais.

Recent Posts

  • Tokenização: a chave para a proteção de dados e pagamentos
  • Bancos Centrais protagonizam corrida por moeda digital própria
  • Inovação aberta: conheça 7 vantagens de aplicá-la em seu negócio
  • Saiba tudo sobre a Web3 e as novas carteiras digitais
  • Inovação financeira e a experiência do usuário

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Archives

  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • maio 2022
  • janeiro 2022
  • novembro 2021
  • setembro 2021
  • abril 2021

Categories

  • Uncategorized
  • Seguir
  • Seguir
Institucional

Quem Somos
Clientes
Política de Privacidade
Consulta de Dados | LGPD
Ética & Compliance
Faça parte do nosso time
Blog
Contato

Nossas Soluções

Adquirência
Subadquirência
Billing
Cálculo IRF/MDR
Chargeback
Motor de Regra

Newsletter